O Aprendiz

Um sábio conduz seu aprendiz pela floresta. Embora mais velho, caminha com agilidade, enquanto o rapaz escorrega e cai a todo instante. O aprendiz blasfema, levanta-se, cospe no chão traiçoeiro, e continua a acompanhar seu mestre.

Depois de uma longa caminhada, sem nada dizer, o sábio dá meia volta e começa a viagem de volta.
– Você não me ensinou nada hoje, diz o aprendiz, logo após levar mais um tombo.
– Ensinei sim, mas parece que você não quer aprender – responde o sábio – Estou tentando lhe ensinar como se lida com os erros da vida.
– E como se lida com eles?
– Como deveria lidar com seus tombos, responde o sábio, em vez de ficar praguejando o tempo todo, procure descobrir o que está te fazendo escorregar e cair.

Ah se soubéssemos o quanto a vida é pedagógica e que belíssimas lições o Universo nos concede a todo dia! Sejam as provações pelas quais passamos ou os momentos de triunfo que conquistamos, ali estarão presentes valiosos ensinamentos para quem se coloca diante do mistério sagrado da vida como um aprendiz.

Infelizmente, nossa sociedade é decadente do ponto de vista moral justamente porque perdeu a razão da existência, ou seja, não enxergam que estamos aqui nesse plano como uma travessia e não como destino final. E não se trata de uma travessia casual, há um objetivo, um sentido, um propósito em cuja direção estamos caminhando dia após dia.

É lastimável que haja quem passe por uma floresta e não enxergue nada além de madeiras para sua própria fogueira. E piores ainda aqueles que, como o aprendiz de nossa historinha, não abrem a mente e o coração para as aulas diárias que a natureza nos impõe e acabam se tornando pessoas ineptas e murmuradoras.

Quando eu saltei do caminho da Religião para o caminho da Espiritualidade, minha percepção sobre a vida e seu propósito mudou de tal maneira que finalmente compreendi o que Jesus de Nazaré falava sobre o “novo nascimento”. Tudo finalmente se encaixou e hoje eu consigo assimilar boa parte dos ensinamentos maravilhosos que me são oferecidos pelo Eterno quando estou contemplativo, quando estou lavando louça ou limpando a casa, quando estou me banhando, quando estou namorando ou mesmo quando “apenas” respiro.

Para quem se tonar de fato um aprendiz, cada dia será um degrau de ascensão espiritual e quanto mais conseguir evoluir menos egoísta e frívolo se tornará.

“O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura”. Provérbios 18:15