O Bate-Boca das Ferramentas

Há muito tempo as ferramentas de uma velha carpintaria estavam bastante descontentes umas com as outras. E decidiram reunir-se em assembleia para resolver suas diferenças. Foi aí que começou um verdadeiro alvoroço…

Isso porque o martelo, que exercia a presidência naquela reunião, foi rapidamente constrangido pelos demais participantes a renunciar a função. Alegavam que além de barulhento, ele era muito agressivo e passava o tempo todo “martelando”. Muito consternado, o martelo acatou a decisão sob a seguinte condição: que também o parafuso fosse excluído da reunião, já que ele dava muitas voltas para conseguir algo o que acabava enrolando os protocolos da assembleia.

Diante do ataque, o parafuso concordou. No entanto, pediu que a lixa também fosse expulsa. Segundo ele, a lixa era muito áspera no tratamento com as demais ferramentas, o que provocava atritos desnecessários e causava muito tumulto. A lixa ficou irritadíssima e, embora muito contrariada, consentiu com a expulsão, desde que o metro a acompanhasse, “pois ele sempre media os outros segundo sua medida, como se fosse o único perfeito”, argumentava a lixa.

Quando o metro já se preparava para fazer sua defesa, o carpinteiro entrou no recinto. Juntou o material e os instrumentos necessários e iniciou o seu trabalho. Tomou uma madeira rústica e a transformou num belíssimo móvel. Isso porque usou o metro para medir cada uma de suas partes e o martelo para pregá-las, o parafuso para firmar suas pernas, a lixa para aplainar suas dimensões e todas as demais ferramentas que, unidas sob seu comando, trabalharam para a obtenção daquele glorioso resultado.

Diante daquele gesto, as ferramentas observaram que seus defeitos e suas diferenças poderiam ser superados, desde que trabalhassem um união para o mesmo objetivo sob a inspiração do carpinteiro. É justamente isso que o Instituto de Beneficência e Espiritualidade Somos Valentes propõe.

Não se trata de as pessoas renunciarem suas características e individualidades. Não é fazer com que virem zumbis ou clones, mas que ampliem ao máximo suas virtudes para juntos alcançarmos o objetivo de deixar essa sociedade em um nível muito superior, do ponto de vista da justiça social, do que a que encontramos atualmente.

Independentemente de crença, credo, ideologia, etnia, gênero ou posicionamento político, o fato é que todas e todos queremos habitar uma cidade de paz e harmonia entre seus cidadãos. E se estivermos unidos nesse propósito, não conseguiremos ver as diferenças dos nossos semelhantes como um problema e sim como uma maneira de ampliar as nossas próprias habilidades a fim de alcançarmos mais rapidamente nosso objetivo!

“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros” (Romanos 12:4-5).