Quem são os Valentes?

Fala, Alcateia  de Valentes!

Quando eu converso sobre o Instituto de Beneficência e Espiritualidade Somos Valentes, quase todos me perguntam, com preocupação, se o IBESVA é uma igreja. E a maioria fica aliviada quando respondo aquele retumbante NÃO. Dói o meu coração quando vejo o ranço que a palavra “igreja” tem provocado nas pessoas, mas não tiro a razão delas!

O problema é que há no subconsciente popular que a personagem histórica Jesus de Nazaré, sua doutrina e espiritualidade, bem como todo o legado construído sob inspiração dele, são propriedades exclusivas de instituições religiosas.  Lembrando que não tenho em absoluto nada contra organizações dessa natureza, mas saliento que elas possuem suas doutrinas e interesses próprios que nem sempre coincidem com a proposta do movimento cristão primitivo.

É justamente por se inspirar em Jesus e nos cristianismos pré-nicenos que muitas vezes os valentes são erradamente confundidos com movimento religioso, quando na verdade somos um movimento social. É óbvio que não ajuda o fato de eu ser teólogo, ser chamado de “Reverendo” e não ter o menor receio e pudor em me declarar cristão, como de fato sou. Todavia, diferentemente de uma igreja, cuja agenda conheço bem e, apesar de se fazer sim um trabalho de assistência aos vulneráveis, não tem como razão de existência este tipo de serviço, o IBESVA tem como escopo não levar as pessoas até Deus, mas sim despertar o divino em cada pessoa.

Confuso? Eu explico. Enquanto as igrejas existem com a finalidade de agregar pessoas em torno de cultos, sessões, ritos e sacramentos sob o manto da “adoração” e, na busca desse objetivo prestam algum trabalho assistencial aos seus membros, o IBESVA inverte esta ponta e tem como finalidade justamente a assistência social aos seus beneficiários, recorrendo à espiritualidade cristã como instrumento para alcançar esta meta. Nossas reuniões são voltadas ao sagrado interior com vistas à capacitação espiritual de nossos beneficiários para esse grande labor chamado “VIDA”.

Enquanto as igrejas objetivam aumentar os seus membros através da evangelização, prometendo um céu futuro aos adeptos e um castigo infernal aos não aderentes, os valentes praticam o evangelho em forma de ação social para melhorar a realidade humana através do cuidado de cada indivíduo. Não temos como objetivo a conversão das pessoas a alguma doutrina de fé específica, mas sim orientar a fé das pessoas na busca da construção da sociedade idealizada por Jesus, a qual ele chamava de “Reino de Deus”, no aqui e a agora.

Não nos insurgimos contra nenhuma entidade religiosa, embora denunciemos os abusos e distorções que algumas lideranças exercem. Pode-se falar o que quiser num ambiente democrático, obviamente arcando com as conseqüências das palavras, mas é desonesto usar a assinatura de Jesus para endossar idéias e pensamentos que não são próprias do Nazareno e muitas vezes são opostas ao que de fato ele ensinou.

Por fim, temos os textos bíblicos e todas as demais literaturas cristãs como fonte de inspiração. Temos apreço por toda forma de expressão artística e cultural, mas por coerência, damos ênfase àquelas que são de referências cristãs. Também promovemos estudos acerca de Jesus e de modo nenhum excluímos a espiritualidade contida em seus ensinos. Promovemos reuniões, as chamadas “pastorais”, onde oramos, cantamos, meditamos e  buscamos a paz interior e a comunhão fraternal sob inspiração espiritual de Cristo Jesus. É também dele que extraímos nossos códigos de ética e as diretrizes de nossa atuação social.

Entretanto, encaramos de modo crítico e contextualizado tanto a história do Cristianismo quanto da Bíblia e seus textos, procurando separar os aspectos sociais e culturais que são contidos no tempo e no espaço, daquela mensagem espiritual, universal e eterna que está presente tanto nas páginas textuais quanto na história cristã, ora mais evidente, ora mais obscura.

Termino aqui esse esclarecimento, pedindo que não deixe de acompanhar nossas redes e nos dê a honra de integrar as hordas de valentes que estão espalhados por todo o mundo. Com você ao nosso lado chegaremos  mais longe e estamos convictos à luz da fé e da razão de que estamos de fato no caminho correto, pois não pode estar errado aquele que labora em favor da inclusão e da unidade de todos os seres humanos em busca de uma sociedade melhor para todas e todos!